Circunferência do abdome e manchas na pele podem indicar consumo exagerado de açúcar

Açúcar em excesso pode ser prejudicial; corpo indica sinais (Foto: Rodrigo Rezende/G1)

Aumento de peso, manchas escuras na pele, cansaço, apneia e até depressão são sinais que podem indicar o consumo de açúcar em excesso. Importante fonte de energia e indispensável para o corpo humano, ele também pode ser prejudicial e ocasionar, entre outras doenças, a popular diabetes.
“O doce não é um grande vilão, mas é bom comer só de vez em quando. É recomendável o consumo do açúcar da fruta, não o industrializado. É indicado, portanto, comer três frutas por dia”, esclarece a médica endocrinologista Sandra Mara Villares, do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos.
A especialista explica que, após consumido, o açúcar passa por um processo no corpo. Inicialmente, é absorvido pelo intestino, acaba levado ao fígado e, então, é usado como fonte de energia ou armazenado em forma de glicogênio – que são várias moléculas grudadas umas nas outras.
O consumo em grandes quantidades torna-se prejudicial, uma vez que o corpo não tem capacidade de fazer reserva elevada da substância. Não por acaso, a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que a ingestão diária do produto não ultrapasse 5% de toda a alimentação do dia.
O excesso força o corpo a apresentar sinais. “O aumento da circunferência abdominal é um fator a ser observado. Temos dois tipos de células adiposas, que também estão relacionadas à genética. Um tipo aumenta de tamanho, e isso é mais prejudicial, e o outro multiplica a quantidade de células”.
Segundo a endocrinologista, o primeiro tipo ocasiona o aumento da circunferência abdominal. Já o outro provoca o escurecimento de partes da pele, como pescoço, debaixo do braço e nas dobras, o que já indica a resistência à insulina. Além dos fatores clínicos relacionados: cansaço, apneia do sono e até depressão.
Para que o quadro chegue a diabetes, quando o corpo já não consegue mais produzir insulina suficiente, a médica lembra que pode demorar até dez anos. Os sinais alertam o paciente, que deve procurar um médico e buscar alternativas para tentar conter a situação. Uma dieta equilibrada é a recomendação inicial.

“O exercício é extremamente importante, pois o músculo tem que consumir a glicose e a gordura que estão no organismo. Exercícios resistidos, tipo a musculação, são muito bons, se aliados à redução de açúcar. Outra dica importante é o consumo de legumes e verduras, fontes de fibras solúveis”, explica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>